Agile na Capital One: a polêmica sobre as demissões

Capital One

Primeiro vamos aos fatos.

Conforme anunciado pela Bloomberg em 19 de janeiro de 2023, e no The Register em 20 de janeiro de 2023 a Capital One cortou, entre outros cargos de tecnologia, alguns papéis de agilidade como Agile Coaches, Scrum Masters.

Vejamos alguns trechos de declarações da empresa:

“Em 19 de janeiro, a Capital One cortou 1.100 cargos de tecnologia, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Bloomberg – a Capital One não confirmou o número de cargos que seriam cortados, embora um porta-voz tenha dito à Forbes que os funcionários afetados foram informados de que poderiam se candidatar a outras funções na empresa.”

A empresa disse ao The Reg que sua organização de tecnologia “não estava se afastando do Agile e continuará a usar metodologias Agile para entregar software”, acrescentando: “essa mudança reflete como os processos ágeis se tornaram parte de nossas principais práticas de engenharia.

“O papel Agile em nossa organização de tecnologia foi fundamental para nossas fases de transformação anteriores, mas conforme nossa organização amadureceu, o próximo passo natural é integrar os processos de entrega ágil diretamente em nossas principais práticas de engenharia.”

“Com a mudança desta semana, a empresa está eliminando cargos focados na chamada Agile Delivery de tecnologia. Em vez disso, espera-se que engenheiros e gerentes de produto usem rotinas ágeis naturalmente.”

“A Capital One continua comprometida em recrutar os melhores talentos, incluindo investimentos contínuos no recrutamento de novos profissionais e contratações de campus. Nossa organização de tecnologia está recrutando ativamente para uma variedade de posições, incluindo funções de engenharia focadas em nuvem, dados, aprendizado de máquina e segurança cibernética, bem como como Gerentes de Produto.”

Acredito que no caso da Capital One especificamente, nao se trata de estarem demitindo o Agile da empresa. Como foi dito, eles estão reestruturando após uma primeira transformação ágil, talvez “by the book”, para que nessa próxima fase a agilidade esteja mais integrada a todos os processos e ao Gerenciamento de Produtos.

Confesso que fiquei curioso em conhecer mais a fundo essa nova fase e não me parece um enfraquecimento da agilidade. pelo contrario. Vejo que é um ganho de consciência, um entendimento do contexto da empresa com o objetivo de criar um sistema de trabalho que funcione melhor, mais alinhado ao negócio dela.

Essa consciência corporativa é um dos princípios importantes para o sucesso das iniciativas de transformação ágil nas organizações.

Big Techs estão demitindo

É fato. A Forbes publicou uma lista dos layoffs das BIG TECHs em 2023. Isso inclui IBM, Microsoft, Google, Spotify, Amazon, Facebook (Meta) entre outras outras.

Nesse cenário mais amplo de demissões, minha opinião é que estamos em um momento de recessão pós-COVID, que desencadeou reduções de quadros em diversas Big Techs e não me parece que termina por aqui. A maior motivação é à diminuição da demanda por serviços digitais após a pandemia, devido ao término dos períodos de lock-down pelo mundo.

Portanto, como é fato que não é apenas a Capital One que está demitindo e essas demissões não me parecem focadas em um ponto específico passando longe de ser culpa do Agile, sejamos mais coerentes e vamos olhar para o futuro. Essa polêmica não tem fundamento.

Acredito que as empresas que fizeram o para-casa, se transformando rumo a agilidade de negócios, tem um modelo operacional ágil com mais capacidade de responder às oscilações do mercado nesse momento de recessão.

E você, o que vc acha?

Deixe um comentário