Os modelos de negócio de plataformas digitais possuem muitos aspectos diferentes, mas as três características a seguir são as fundamentais para as plataformas digitais de sucesso.
Multidimensional
As plataformas não permitem apenas que um produtor se conecte aos seus clientes linearmente. Esse é o modelo de negócios tradicional de produto. O modelo de negócio das plataformas, permite que uma rede de múltiplos produtores diferentes criem e realizem valor através dela, para toda uma rede de clientes conectados.

Efeito de rede
É o efeito gerado como resultado de se criar uma rede de produtores e clientes conectados, operando através da plataforma. O efeito de rede pode ser positivo, ou em determinado momento negativo, como por exemplo o excesso de motoristas disponíveis no Uber em um determinado momento. Isso pode gerar motoristas ociosos e valores de corrida mais baixo em função da baixa demanda.
Esse desenho mostra o efeito de rede positivo, onde mais fornecedores diferentes oferecem mais opções de escolha para os clientes, o que atrai mais clientes, e por sua vez gera mais ROI para os fornecedores e atrai mais fornecedores.

Plug-and-play
Essa é a característica relacionada à facilidade de produtores e clientes se conectarem facilmente à plataforma e começarem a utiliza-la rapidamente.

Essas três características somadas são a chave para o sucesso de um modelo de negócios de plataforma. Portanto, para uma plataforma ser bem-sucedida, ela deve:
- Conectar entidades diferentes de maneira multidimensional, formando redes de realização de valor agregado para os clientes,
- ser dimensionada para criar um forte efeito de rede positivo e
- facilitar a entrada de mais clientes e produtores, por meio de mecanismos plug-and-play, que facilitem a conexão e permitam que comecem a operar rapidamente na plataforma.
É aí que está o segredo para o crescimento exponencial dos modelos de negócio das plataformas digitais!