De acordo com o relatório Future of Work Report: AI at Work do LinkedIn, há um aumento significativo nas buscas por termos como “ChatGPT”, “engenharia de prompt”, “elaboração de prompt”, “Microsoft Copilot” e “inteligência artificial generativa” nos perfis dos membros globalmente. Esses dados destacam a crescente importância da IA generativa no ambiente de trabalho.
“74% dos executivos acreditam que a IA generativa beneficiará os funcionários.”
— Linkedin
Uma outra pesquisa da BCG, How People Can Create—and Destroy—Value with Generative AI, revela que quase todos os participantes (cerca de 90%), independentemente de sua proficiência inicial, obtiveram resultados de maior qualidade ao usar o GPT-4 para realizar tarefas. Além disso, a variação no desempenho foi drasticamente reduzida, com uma parcela muito maior dos participantes apresentando resultados próximos à média, aumentando substancialmente os níveis de desempenho do grupo como um todo.
“Para maximizar os benefícios da IA generativa, é essencial aprender a criar prompts eficazes.”
–BCG
De acordo com o MIT Sloan, Effective Prompts for AI: The Essentials, a elaboração de prompts eficazes é uma habilidade fundamental para trabalhar bem com a IA. Isso envolve entender como comunicar claramente suas intenções à IA para obter os melhores resultados.
“Essa arte de refinar prompts é denominada engenharia de prompts, que envolve selecionar as palavras, frases, símbolos e formatos certos, para obter o melhor resultado possível dos modelos de IA.”
— Johnmaeda, 2023
Outro artigo da Harvard Business Review, To Work Well with GenAI, You Need to Learn How to Talk to It , enfatiza a importância de saber como falar com a IA generativa para utilizá-la de maneira eficaz. Aprender a elaborar prompts não é apenas uma habilidade técnica, mas também uma competência essencial para aumentar a eficiência e a produtividade no trabalho.
“Nos 17 anos que passei na Microsoft, nunca estive tão otimista quanto à oportunidade da computação de mudar o trabalho para melhor.”
— Jaime Teevan, cientista-chefe da Microsoft
Esses artigos reforçam a importância de dominar a elaboração de prompts e a utilização de ferramentas de IA generativa. Ao desenvolver essas habilidades, você não só melhora sua própria performance, mas também contribui para elevar a média de desempenho da sua equipe.
O que você acha dessa tendência? Já começou a explorar o poder dos prompts em sua rotina de trabalho? Compartilhe suas experiências nos comentários!