3 Camadas comuns das Plataformas Digitais

Hoje em dia, muitas empresas de todos os setores, estão apostando em plataformas digitais. Elas estão construindo suas próprias plataformas e se juntando a outras. Mas, mesmo sendo modelos de negócios plug-and-play que facilitam as interações, cada plataforma é diferente uma da outra. 

Por exemplo, temos Android, Salesforce e Facebook Connect como plataformas de software, Medium e WordPress como plataformas de blogs, e YouTube, Facebook e Instagram como plataformas sociais. Já Uber, Airbnb, iFood são plataformas bastante abrangentes, mas tem diferenças para atender seus clientes em seus nichos de mercado.

Tecnologias como Internet das Coisas e o Bitcoin tem suas plataformas, mesmo sem terem nada em comum. Mas, apesar de todas as diferenças, as plataformas têm três camadas comuns que emergem repetidamente: a camada de Rede-Marketplace-Comunidade, a camada de Infraestrutura e a camada de Dados. 

Camada Rede-Marketplace-Comunidade

A primeira camada de uma plataforma é onde a magia acontece: é onde a galera se conecta e interage. Nas redes sociais, a conexão é explícita, mas nos mercados, a interação pode ser mais sutil. O importante é que todos se beneficiem, mesmo que não estejam conectados diretamente.

Por exemplo, no Mint.com, a galera não precisa se conectar explicitamente, mas as análises financeiras de cada usuário são comparadas com as de outros usuários semelhantes. Isso cria uma comunidade implícita, onde todos se ajudam. Mas para que isso funcione, é preciso ter uma segunda camada: a infraestrutura. É ela que permite que a galera externa de produtores crie valor. E assim, todo mundo sai ganhando!

Camada de Infraestrutura

A camada de infraestrutura é tipo o alicerce de uma plataforma. Ela tem as ferramentas, serviços e regras que fazem tudo funcionar de forma fácil e intuitiva. Mas, sem os usuários e parceiros, ela não vale muita coisa. É como um bolo sem cobertura. Os produtores externos são tipo a cereja do bolo, eles constroem coisas incríveis em cima da infraestrutura.

No Android, tem milhões de aplicativos. No YouTube, tem um monte de vídeos legais. No eBay, tem uma infinidade de produtos disponíveis. Em algumas plataformas, como o Instagram, a camada de infraestrutura é mais fininha. Mas, em outras, como o Android, é super importante. O que importa mesmo é que a infraestrutura é o que permite que o valor seja criado. E quando tem muito valor sendo criado, pode ficar difícil pros consumidores acharem o que procuram. É aí que entra a terceira camada: os dados.

Camada de Dados

A última camada da plataforma é a camada dos dados. Todos os sites e apps usam dados de alguma forma. É através dos dados que a plataforma consegue juntar o que as pessoas querem com o que está disponível. A camada de dados é o que torna o conteúdo, produtos e serviços mais relevantes para cada usuário. Em alguns casos, os dados são a estrela principal da plataforma. O Nest, por exemplo, é um termostato que usa dados para criar valor. É incrível como os dados podem ser poderosos.

E aí, gostou de saber mais sobre as três camadas comuns das plataformas digitais? É incrível como, mesmo com tantas diferenças entre elas, essas camadas se repetem e são essenciais para o sucesso de qualquer plataforma. Se você está pensando em construir a sua própria plataforma, lembre-se de dar atenção especial a cada uma dessas camadas.

Se você já está usando uma plataforma, agora já sabe um pouco mais sobre como ela funciona nos bastidores. Então, vamos aproveitar as facilidades que as plataformas digitais nos oferecem e continuar explorando esse mundo cada vez mais conectado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s