O que é uma Plataforma Digital?

A definição de Plataforma Digital mais simples que consegui formular foi a seguinte:

Uma plataforma digital permite que as pessoas realizem atividades essenciais em um domínio e as ajuda a se conectar com diversas entidades diferentes ao mesmo tempo.

Por exemplo, a plataforma iFood permite que as pessoas comprem comida em diversos estabelecimentos diferentes como restaurantes, lanchonetes, supermercados, entre outros, ao mesmo tempo. Isso se aplica a diversos nichos de negócio, em que uma plataforma digital viabiliza as atividades essenciais do negócio, conectando diferentes entidades.

Com base nessa definição, é fácil citar outros exemplos de plataformas bem populares, que fazem parte do nosso cotidiano, entre elas:

  • Netflix, plataforma de streaming vídeo, com filmes e séries de diferentes estúdios da indústria do cinema,
  • Magazine Luiza, plataforma de comércio eletrônico, que reúne diversos fornecedores,
  • Spotify, plataforma de streaming de áudio (e também videos), com diversos artistas, bandas e Podcasts produzidos por “entidades” diferentes, como o PodPan, por exemplo, que é o podcast de um moto-grupo que acho sensacional. Recomendo!

Portanto, a principal característica de uma plataforma digital é permitir que uma rede de múltiplas entidades se conectem e executem atividades essenciais através dela, e não apenas duas partes se conectarem linearmente. Vários vendedores podem vender em uma plataforma como o Magazine Luiza e muitos artistas podem fazer upload de suas músicas em uma plataforma de streaming de áudio como o Spotify e é aí que tudo começa!

Vejamos as outras características no próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s