O Dilema dos Incumbentes

O dilema de “Quem nasceu primeiro, ovo e ou a galinha?” e as dificuldades de atrair uma grande base de usuários podem fazer você empreendedor se perguntar:

Por que as empresas atuais com enormes bases de clientes existentes não dominam o mundo das plataformas?

Este é o dilema dos incumbentes, mas talvez seja apenas uma questão de tempo até que as grandes empresas de sucesso em negócios tradicionais coloquem a cabeça pra funcionar e comecem a esmagar a concorrência.

As grandes empresas têm algumas vantagens ao lançar negócios em modelos de plataforma. Entre elas:

  • Cadeias de valor existentes
  • Poderosas alianças e parcerias com outras empresas
  • Pools de talentos para aproveitar
  • Vastos arsenais de recursos
  • Bases de clientes fiéis

No entanto, essas vantagens podem criar complacência. No mundo tradicional dos negócios dominado por produtos e pipelines, geralmente há tempo para observar o aumento da concorrência externa e fazer ajustes. A maioria das grandes empresas evoluiu com processos que refletem esse ritmo relativamente lento de mudança, com pontos de verificação anuais ou na melhor das hipóteses, trimestrais. Entre eles:

  • Planejamento estratégico
  • Definição de metas
  • Autoavaliações
  • Correção de cursos

No entanto, no mundo das plataformas, dominado por redes que interagem de forma rápida e imprevisível, o mercado pode mudar rapidamente e as expectativas dos clientes podem mudar ainda mais rápido. Os processos de gerenciamento precisam mudar de acordo.

À medida que as empresas incumbentes se reinventam para o mundo das plataformas, elas se encontrarão no mesmo campo de jogo ágil que empresas iniciantes e em rápida evolução. Em um mundo de acesso de rede democratizado e pull marketing, as vantagens antes produzidas por tamanho, experiência e recursos se tornaram menos importantes.

Então, se você é um empreendedor ou um aspirante a empreendedor, ou se você ajuda a administrar uma pequena ou média empresa que está de olho em uma oportunidade de negócio de plataforma, não se intimide com a perspectiva de um concorrente gigante invadindo seu espaço. As regras do jogo do crescimento mudaram, e se você entender e dominar as novas regras, terá uma chance tão boa de sobreviver e prosperar quanto qualquer um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s