O Efeito de rede é o novo driver para escalar

A noção do ecossistema como a nova fonte de abastecimento e criação de valor demonstra uma mudança importante em um mundo conectado em rede. A escala não é mais alcançada puramente por meio do acúmulo de mão de obra e recursos dentro de um negócio ou por meio de relações contratuais não escaláveis fora do negócio. Em vez disso, a escala é alcançada aproveitando as interações no ecossistema.

Uma nova geração de startups está construindo grandes impérios com investimentos mínimos, alavancando o valor criado e trocado no ecossistema. Os negócios de plataforma escalam por meio de efeitos de rede. Os efeitos de rede tornam a plataforma mais valiosa à medida que mais valor é criado e trocado pelos usuários da plataforma. Isso, por sua vez, atrai ainda mais usuários, ampliando ainda mais a criação de valor. Maior criação de valor atrai maior consumo de valor e vice-versa. O efeito de rede cria um feedback positivo que permite que os sistemas sejam dimensionados mais rapidamente à medida que crescem.

Trecho traduzido do livro PLATFORM SCALE, Como um modelo de negócios emergente ajuda startups a construir grandes impérios com investimento mínimo, Choudary, Sangeet Paul, 2015

Um comentário em “O Efeito de rede é o novo driver para escalar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s