O Ecossistema também é a nova supply chain

Os recursos e a mão-de-obra têm sido tradicionalmente organizados em torno de processos internos para potencializar a criação de valor. Processos de pipes organizados como cadeias de suprimentos que movem o valor do produtor ao consumidor. Com o surgimento das plataformas, o ecossistema é a nova cadeia de suprimentos.

Os custos de coordenação de trabalho e recursos para a criação de valor estão diminuindo rapidamente à medida que novas ferramentas de coordenação permitem que um ecossistema distribuído trabalhe em conjunto para criar valor.

Vimos isso pela primeira vez na criação de software de código aberto, onde um ecossistema externo de colaboradores trabalhou em conjunto para melhorar o software como uma grande equipe distribuída globalmente. A Wikipédia trouxe esse espírito para publicação e mídia ao organizar uma rede distribuída de criadores e editores de conteúdo, com o objetivo comum de criar conteúdo confiável e rico em citações.

A Viki é uma empresa com sede em Cingapura que utiliza um ecossistema para uma tarefa que normalmente foram realizadas usando processos internos ou acordos contratuais. A Viki fornece novelas e filmes em idiomas asiáticos e orquestra um ecossistema global de tradutores para criar legendas para o conteúdo. O software da Viki capacita o processo de criação, edição e confirmação de legendas e é uma reminiscência das ferramentas de código aberto usadas pela Wikipédia. O processo de adição de legendas tem dependido historicamente do gerenciamento interno, mas agora é alcançado por meio da orquestração de um ecossistema complexo de criadores e editores por meio de uma plataforma de software.

A Quirky, uma “empresa de invenções” com sede em Nova York, está tentando reimaginar a fabricação em uma plataforma aberta. Toda a cadeia de suprimentos de fabricação, desde o projeto até a produção, da embalagem à distribuição, é gerenciada por meio de uma plataforma que abrange várias partes diferentes.

Sempre usamos a agregação para permitir a coordenação da processos. No entanto, a queda vertiginosa nos custos de coordenação e produção distribuída permite que as plataformas atinjam a agregação em muitos tipos de atividades de maneira mais eficaz e eficiente do que uma hierarquia de comando e controle jamais poderia.

Trecho traduzido do livro PLATFORM SCALE, Como um modelo de negócios emergente ajuda startups a construir grandes impérios com investimento mínimo, Choudary, Sangeet Paul, 2015

Um comentário em “O Ecossistema também é a nova supply chain

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s