A Gestão de liquidez é o novo controle de estoque

Negócios intensivos em estoque monitoram constantemente métricas como giro de estoque. Eles equilibram os riscos de manter estoques ociosos com o objetivo de oferecer uma garantia mínima para atender a demanda. Em um negócio ideal, a oferta deve corresponder consistentemente à demanda. Tanto a oferta ociosa quanto a demanda não atendida são cenários indesejáveis.

As plataformas não mantêm estoque, mas devem trabalhar de maneira semelhante para evitar oferta ociosa e demanda não atendida. Os produtores abandonarão a plataforma na ausência de demanda relevante. Os consumidores que procuram itens ficam desencorajados, a menos que sejam combinados com suprimentos relevantes. Combinar oferta e demanda não é apenas um exercício de eficiência; é a única maneira de uma plataforma manter os dois lados juntos.

As plataformas devem se concentrar no gerenciamento de liquidez para garantir que produtores e consumidores encontrem valor no uso da plataforma. A alta liquidez garante que a demanda na plataforma seja atendida de forma confiável com a oferta e que a oferta criada na plataforma seja liquidada com a demanda de forma eficiente. Uma plataforma deve garantir que haja oferta suficiente disponível para atender a demanda na plataforma.

Em todos os pontos de seu ciclo de vida, a plataforma deve garantir que haja sobreposição suficiente entre oferta e demanda para garantir que a demanda não deixe de ser atendida.

As plataformas conseguem isso por meio de uma variedade de mecanismos. Em seus primeiros dias, o Facebook se concentrou em criar uma rede social dentro de campi universitários fechados devido à alta sobreposição de usuários que já se conheciam dentro de um campus. O Facebook se expandiu criando redes de usuários fechadas, mas altamente líquidas. Apesar de todas as críticas, o aumento de preços do Uber é o esforço da plataforma para gerenciamento de liquidez em tempo real. À medida que a demanda supera a oferta, os preços das viagens mudam para atrair mais motoristas para a estrada. Isso, por sua vez, aumenta a oferta. A precificação dinâmica é um exemplo de como a gestão de liquidez funciona no mundo atual. A Uber, no entanto, tem muito a aprender sobre como comunicar a mecânica do aumento de preços de forma eficaz aos consumidores, que muitas vezes a veem como uma tática de manipulação de preços.

Trecho traduzido do livro PLATFORM SCALE, Como um modelo de negócios emergente ajuda startups a construir grandes impérios com investimento mínimo, Choudary, Sangeet Paul, 2015

Um comentário em “A Gestão de liquidez é o novo controle de estoque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s