A Curadoria e reputação são o novo controle de qualidade

As plataformas não podem controlar a qualidade como os pipes faziam. Pipes contava com controle hierárquico e rígidos mecanismos de controle de qualidade. Os Gatekeepers determinariam o que seria aceito e o que seria rejeitado. Quando as plataformas entregam o controle ao ecossistema, elas perdem o controle do processo de criação de valor.

Um mundo de plataformas precisa de novos mecanismos de controle de qualidade que separem o bom do ruim e, ao mesmo tempo, estimulem a participação ativa de um ecossistema de produtores.

A rigidez do processo tradicional de controle de qualidade muitas vezes desencoraja a participação de produtores externos.

A importância do controle de qualidade em um sistema de acesso aberto não pode ser exagerada. Os sistemas abertos estimulam a produção irrestrita, levando à abundância, o que pode levar a uma queda na qualidade e maior esforço de busca pelos consumidores. Assim, o controle de qualidade é fundamental para separar os melhores dos demais e atender o consumidor com o conteúdo mais relevante. Algumas plataformas exigem triagem inicial dos produtores para garantir um limite mínimo de qualidade; por exemplo, o Uber realiza verificações de antecedentes dos motoristas. Muitas plataformas determinam a reputação e a qualidade dos produtores (ou consumidores) agregando sinais sociais da comunidade. Quando anfitriões e hóspedes avaliam uns aos outros no Airbnb, ambos os lados criam sinais de qualidade.

No Yelp, os consumidores avaliam os restaurantes e aqueles com a classificação mais alta acabam obtendo mais negócios. A Amazon substituiu o tradicional controle editorial por uma mistura de triagem e curadoria social. A plataforma impede que os livros sejam hospedados, a menos que cumpram determinados critérios. No entanto, os livros hospedados são expostos ao mercado com base em sinais sociais (avaliações) e decisões de clientes (compras). Os mecanismos de votação no YouTube e no Quora funcionam de maneira semelhante. A qualidade é controlada por meio de uma combinação de insumos editoriais e sociais, agregados por algoritmos.

Trecho traduzido do livro PLATFORM SCALE, Como um modelo de negócios emergente ajuda startups a construir grandes impérios com investimento mínimo, Choudary, Sangeet Paul, 2015

Um comentário em “A Curadoria e reputação são o novo controle de qualidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s